sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fisioterapia pos Lca

  Estou na 11ª sessão de fisioterapia que estou realizando numa clínica da zona norte , paga pelo plano de saúde. Os exercícios propostos são bem básicos, acho que a vantagem é poder fazer ultrassom
 no local para ajudar a desinflamar e a orientação das profissionais de executar os movimentos. No começo fiquei bem ansiosa por fazer, antes de retirar os pontos comecei a tentar flexionar o joelho, mas como tava muito inchado os pontos abriram e infeccionou. Fui ao ortopedista que falou para interromper a fisio ( estava na segunda sessão) e tomar antibiótico e fazer curativos.Foi uma brecada no meu ânimo, percebi que era melhor ir devagar. Depois de 10 dias ele me liberou a fazer fisio, ou seja, fiquei quase 1 mês sem exercitar a perna.
  Retornei ponderada mas animada, o joelho continuava enorme, muito inchado, quente, e a sensação de joelho travado.Marquei as fisio todas seguidas, não fui apenas no final de semana, queria correr atras do tempo perdido,  e quando vemos a perna bem mais fina que a outra dá um desespero! Como pode perder tanta massa muscular em 20 dias??
  Imprimi as séries de exercicios que achei na internet para o pós e comecei a fazer paralelamente em casa, até comprei caneleiras de 2 kgs e elástico para alongamento (rubber band super).Sou dedicada, todos os dias faço por que tenho como meta voltar a minhas condiçoes fisicas anteriores.
   Hoje minha fisio disse que tava impressionada com minha evolução, pois quando chegou na hora da tortura em que ela força bastante o pé para tras ele dobrou bem. Mas não pense que não doeu!!!!!!
   Existem várias situações que podemos praticar os exercícios, no sofá assistindo tv, no carro como copiloto no maior trânsito eu dobrava e ficava abraçando a perna fazendo séries, na cadeira enquanto espero meu filho jantar eu flexiono as pernas várias vezez, fico subindo e descendo a escada. Então desculpa pra falta de tempo não pode ter!
   Ainda dói pra descer escada, e manco um pouco, voltei a dirigir ha 1 semana e é bem tranquilo, só é ruim na hora de sair do carro, pq não dá para andar bem, a perna fica doendo e não dá para estiicar muito. Já dá para começar a esquecer a cirurgia...( mentira) rsss.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rompimento Lca e menisco

    Rompi o ligamento cruzado anterior e o menisco lateral na minha terceira aula de futebol society, em novembro do ano passado, mal imaginava o que estaria por vir.
     Primeiramente foi o ligamento, mas por uma burrice acabei posteriormente prejudicando o menisco também, então um conselho óbvio, se tiver rompido o LCA não pratique esportes que exijam uma estabilidade do joelho, porque ele vai falsear e vc vai... piorar a situação!
     Existem duas opções, uma dela é não operar e ter uma vida regrada, sem praticar esportes, e fazer exercícios que fortaleçam o joelho, mas é indicado para pessoas de idade , ou pra quem tem vida sedentária, oque não era meu caso, ou operar, cirurgia artroscópica, uma cirurgia dita eletiva, pois não é de emergência, pode ser agendada conforme sua necessidade.  Minha paixão real sempre foi tae kwon do, fui fazer futebol para jogar melhor com meu filho nos finais de semana, e achava divertido. A minha lesão foi uma fatalidade, pois machuquei sozinha no campo, dei um pulo estilo tkd pra pegar uma bola no alto, e na queda, virei o pé que virou o joelho, e !!!!!!estalo, ...dor, arghhhhhhh, cade o ar , cade minha voz?? Dóoooooi, uma dor sem choro, que te suga o ar  e te deixa no chão rolando. Dias depois, como conseguia andar, meti me a besta e fui brincar de bola com meu filho, e... estalo de novo, mas a dor bem pior!!  Como tinha feito ressonância um pouco antes disso, e tinha dado rompimento total do lca, e na cirurgia o médico disse que o menisco tb foi lesionado. Bom diante do estrago inicial, isso era um detalhe! Tinha  um longo período pela frente de recuperação e fisioterapia, basicamente se me empenhar diariamente tenho 8 meses para voltar a treinar Tae Kwon Do, pratico há quase 5 anos e deixar de fazer foi um dos maiores castigos, estou doida pra voltar a treinar então meu foco nesse caso é TAE KWON DO.

domingo, 17 de abril de 2011

Problemas, quem não tem???

    Minha teoria de vida  é não dar importância verdadeira a problemas que não farão muita diferença. Claro que não estou dizendo em ignorar os problemas alheios e ser fria, mas manter-se envolvido mas consciente de que o melhor a fazer é aconselhar (se possível), dar colo (se necessário), ajudar no que  estiver ao seu alcance, mas tente estar a uma distância emocional segura.
    Ás vezes não enxergamos os vampiros que nos cercam, pessoas que nos contaminam com todo tipo de notícia triste e lamentável, e nos sugam toda nossa energia positiva, e quando percebemos... melancolia.
    Pessoas sedentas em falar de sua vida pessoal,  das dificuldades, e não estão nem aí em saber da sua vida , até perguntam , mas não dão nem 2 minutos para respondermos, porque claro lembrou-se de mais alguma tragédia.
    Quem não tem problemas? Eu tive e tenho , e evito ao máximo compartilhar só pelo prazer de desabafar  no ouvido alheio, acredito que temos de semear esperanças e positividade. é sempre bom ver diferentes pontos de vista, pq muitas vezes somos egoístas e só vemos nosso lado, mas pense... quando vc conta seu problema, está procurando realmente uma ajuda???