sábado, 23 de julho de 2011

OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO LCA E MENISCO

  Operei finalmente no dia 16 de março de 2011 no hospital são Camilo. Fiz uma preparação pré operatória, que incluia exercícios para perna e fisioterapia para ajudar no pós. Aconselho a perder uns kgs para aliviar na sobrecarga, ainda por cima que você irá ficar muitos dias sem se exercitar, vai ficar sentado e deitado, ansioso e a tendência é comer muito, como eu!. Quem resiste a café da manhã na cama com pães, sonhos... que depois viram pesadelos!! A anestesia foi da cintura para baixo, e sedativo, antes do procedimento o médico marcou a minha perna que ia operar com um SIM. e um N na perna boa, parece bobo mas 1 semana depois houve um caso no guarujá de operarem o joelho errado de uma moça , colocaram parafuso e tudo e na perna ruim nem mexeram! :(.Retire seus esmaltes e pulseira, colar, brinco, eu esqueci de tirar o esmalte . Logo depois de entrar na sala de cirurgia já acabei dormindo, acordei com o médico falando comigo que tudo tinha corrido bem e eu perguntei se havia algo mais, e ele falou que tinha feito também o menisco, como eu já imaginava que tinha algo mais, pq eu machuquei duas vezes e a ressonãncia foi feita após a primeira lesão e meu joelho doía muito quando dobrava, oque não ocorria antes.Mas tanto faz já que tinha que operar de qualquer jeito...A internação é de um dia apenas, mas dá receio de sair do hospital e deixar aquela cama que sobe  e desce, as enfermeiras, o banheiro com cadeirinha,..Medo de colocar pé no chão... Logo depois da cirurgia, no quarto tive muuuiito enjoo, vomitava por tudo ou melhor, por nada, muitas náuseas, um horror. Dramim não resolvia...Aconselho ir no banheiro antes de operar pq é horrível ter que usar comadre! Já leve pro hospital seu par de muletas que pode ser alugada, escolha a de aluminio que é bem mais leve,e a muleta não pode ficar apoiada nas axilas! Comprei também um saco para colocar na perna, ele é bem comprido e vem com uma cinta de elastico para ajustar na coxa! É ótimo deixa a perna bem seca. e se tiver dois bancos de plástico para coloca no boxe do banheiro, um para perna e outro para sentar, foi bem útil na primeira quinzena!
 A ansiedade vai tomar conta de você ,mas segure a onda, um passo de cada vez e quando você perceber, já largou a muleta e estará andando sem apoio! Seu joelho vai estar por muito tempo inchado, o pé pode ficar roxo e preto, o meu ficou, e o médico disse que era o edema do osso que desceu, mas não doía, só o joelho que dói , mas não é dor de chorar, só de fechar os olhos! Faça muitas compressas com bolsa de gelo, várias vezes ao dia, eu comprei uma bolsa de gelo que acopla numa joelheira de neoprene que fica presa no joelho (usei muito).
 Boa sorte, boa recuperação e não desanime!!!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

4 meses pós cirurgia LCa

     No próximo dia 16 completarei 4 meses de pós operatório, meio caminho andado no processo de reabilitação, mas certamente já evolui muito mais que a metade!
     Faço treino de Tae Kwon Do toda semana, de 2 a 3 vezes por semana com 1 hora de treino, alterno em aquecimento, que agora já faço uma corrida de leve, uns 10 minutos, agachamento, exercícios com carga de 3 kg em cada perna, alongamento e depois vou para os chutes na raquete. Tomo mais cuidado com a perna que operei na hora que ela fica de apoio e eu tenho que fazer um giro, fico insegura ainda, mas é um bom freio, afinal não estou liberada para treinar livremente.
    Não sinto mais dor, ando bastante durante o dia devido ao meu trabalho e quase não lembro que operei. Até um mes atras ainda mancava um pouco, mas eu não achava, as pessoas que me comentaram, então comecei a forçar a andar normal.Dirigi quase 1000 km em um dia e somente na hora de sair do carro que a perna doía um pouco,mas logo parava.
    Não me arrependo de ter operado, aliás seria inviável ficar sem operar, amo esportes e tenho a plena consciência que poderia me lesionar mais ainda até descendo a escada dentro de casa.
   As cicatrizes não ficaram bonitas, por decorrência da infecção que tive após tirar os pontos, mas oque mais me importa é poder fazer oque eu quero sem "limitações" e sem dor, a aparência fica para depois.
 
 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Problemas com convênio:Unimed paulistana

    Quando fiz a lesão no joelho não pude agendar a operação pois trabalhava no ramo alimentício, e não poderia me ausentar.Passados 2 meses comecei a dar início nos exames pois consegui marcar  para o próximo mês. Estava tão ansiosa que achei que era mais rápido , mas a agenda do médico não possibilitou. Estando tudo preparado , recebo ligação do consultório alegando que a Unimed Paulistana estava demorando para liberar a operação. Resumindo bem a história pois isso me rendeu significativo stress, a data da cirurgia passou e nada de liberar, a desculpa era, " estamos em análise de materiais", pura desculpa e enrolação para protelar algo que teria que ser feito,pois nunca iria desanimar ou desistir. Fiz reclamação no site reclame aqui, ouvidoria da Unimed, ANS com protocolo, o Estadão , e quando estava dando 45 dias ultrapassados da operação, recebi uma dica para entrar com liminar, consultei no site http://www.tj.sp.gov.br  o nome da Unimed Paulistana e consegui ver várias ações com o mesmo motivo, não liberavam a autorização e o juíz era muito rápido, intimava em 48 hrs o procedimento, então também resolvi ameaçar pelo site reclame aqui e dei um prazo de 24 hrs para não entrar com liminar, resultado: Sra Denise sua cirurgia está aprovada! Qual foi o meio mais eficaz? Acho que todos ajudarm muito, a jornalista do Estadão foi super atensiosa e  respondeu meus emails, a ANS tb respondeu que foi notificada que foi liberado. Aprendi que querem nos enrolar mas vai de cada um se deixar ou não!! O meu caso não era emergência, mas nas ações que li tinham histórias absurdas , em que receber danos morais não alivia uma vida em jogo!! Ainda estou com a Unimed, resolvi terminar as fisioterapia, consultas raio x com ela, já que me deu tanta dor de cabeça!! Mas quando for mudar de plano irei consultar o novo convênio! E ainda não existe regulamentação que exija um prazo para liberação de procedimentos , mas não espera mais que 30 dias!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

2 meses pós cirurgia LCA e menisco

   Hoje fazem 61 dias pós cirurgia, e a melhora  é progressiva e gradativa, estou muito satisfeita ! Fiz no total
20 sessões de fisio, e estou na minha segunda aula adequada para minhas condiçoes de Tae Kwon Do. O bom
é que fortaleço bem as pernas e tem muita ênfase no alongamento. Consigo ficar de cócoras no chão, quase sento sobre as pernas. Faço aquecimento andando acelerado, e depois faço o treino suave, chutando nas raquetes.
   Quando desço escada, não fico balançando e nem dói tanto, o único desconforto é qdo paro de dirigir e saio do carro, pq não consigo sair andando normalmente.
   Recebo críticas quando digo que voltei a fazer TKD, mas acredito que a alma cura o corpo, e fico muito feliz quando faço minhas aulas. E não sou tão desajuizada, faço realmente com consciência os exercícios!
   Para um bom resultado há de se ter muito empenho!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Liberada da fisioterapia!

  Vivaaaa!! Após 18 sessões de fisioterapia fui liberada pelo meu médico a parar e iniciar academia, bicicleta, musculação. Saí muito animada do consultório, pois após me examinar, e pedir para dobrar o joelho, ele comentou que ficou impressionado com minha rápida recuperação , isso que iniciei tarde a fisio, pois tive uma infecção e inflamação nos pontos que romperam, e tive que esperar 10 dias ... Para falar a verdade acho que os pontos se abriram porque exigi demais do meu joelho, fiquei forçando para dobrar, fazia exercícios, mas acho que a questão maior foi que meu joelho estava enorme, aliás mal dava para ver o joelho, minha perna parecia uma continuação da coxa, era uma perna de elefante!! A cicatriz continuava fechada somente por causa dos pontos,ela estava quase abrindo, e quando tirei os pontos, no dia seguinte ...abriu... Então fui com menos empolgação para a fisio, a vontade de acelerar o protocolo foi adiado. Minha intenção não é me reabilitar antes do tempo, pois isso não é possível, é necessário respeitar os prazos para não prejudicar a cirurgia, mas eu tinha intenção de não deixar meus músculos atrofiarem mais ainda, e fazer com que eu tive uma flexão e extensão total. Sim a perna fica muuuito mais fina que a outra, é horrível a diferença, parece perna de pessoas diferentes!
  Eu já tinha recebido elogios da minha fisio, pq ela falou que a maioria grita, tinha paciente que até virava , eu aguentava de boca fechada, aliás não tão fechada, por que até babei!! rsss. Mas meu segredo foi fazer as flexões do joelho em casa com o elástico que comprei, pensei que só a manipulação da clínica era pouca, e todos os dias eu fazia religiosamente em casa, junto com outros exercícios. No total de exercicios são duas horas diárias, e isso vale muito no resultado. Contar somente com a clínica não te dará o resultado em 15 dias .
   Bom, meu médico falou que iria parar de elogiar para não enceher minha bola!!  Mas na verdade estou muito contente pois ouvir de um profissional acostumado com as recuperações é gratificante.
   Mais uma etapa ficou para trás, retornarei as aulas de tae kwon do adaptando os movimentos que posso fazer, mas sem contato físico, irei treinar equilibrio, força muscular da perna e joelho , simulações de chutes e muito alongamento!!! Mas ele deixou claro, sem pular e correr!
   Retorno no médico daqui a 2 meses , e ele irá ver se posso voltar a correr ( nem gosto de corrida!).
    Fisioterapia, totalmente necessária para voltar ao máximo os movimentos dos membros, dói muito , mas a dor  diminui a cada sessão, a dor é uma evolução!!! Se não dói é porque não está fazendo direito!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os filhos crescem...!!!

    Chega um dia em que sua filha não quer mais a roupa que você escolhe, o lanche que leva para a escola,
a mochila, cadernos, lápis do novo ano escolar. Pior que isso, o tamanho do pé é maior que o seu, e lamenta-se não poder pegar o meu sapato novo emprestado. Deparo-me com uma situação cômica, que chega a ser ridícula, meus três filhos sentados no banco de trás  e o banco do copiloto vazio a caminho da escola. Minha filha mais velha  já tem quase 14 anos e tá quase da minha altura e a do meio tem 12 anos! Quando foi que cresceram rápido assim?
   Ainda tenho muitas neuras de mãe, tipo dar a mão para as duas para atravessar a rua, e fico puxando para ficar na calçada.(elas odeiam). Controlo o tempo de ficar na internet, converso bastante sobre os acontecimentos da escola, pego muito no pé para estudar, e mal deixo zanzarem por aí, tenho tentado praticar ser mais liberal deixando as ir para o shopping, cinema, dormir na casa das amigas, mas dá um medo soltar a corda, balada nem pensar!! Se meu pai ler vai rir e balançar a cabeça negativamente, pois sou tudo oque ele não foi comigo. Cresci a vontade, dormia fora nas amigas, pegava onibus desde cedo, ficava em casa sozinha, ninguem pegava no meu pé efetivamente para estudar, escovar os dentes, eles falavam e nos deixavam viver e assumir nossos erros. Disso tudo vi muitos amigos entrarem em roubada, penso nos enormes riscos que corria, e inconscientemente decido, meus filhos não vão ficar expostos. Mas penso que estou errada, mas não quero depois pensar que deveria ser mais controladora...
       Cada fase de educar tem sua dificuldade, dentre todas as preocupações, zelo, tento sempre ter um foco na vida, educá-los para a vida de hoje, que está muito diferente da minha época, e ir me adaptando as mudanças galopantes, e ensiná-los a amar, viver com alegria e muita luz no espirito!!! Amo ser mãe dos meus filhos, e agradeço os maravilhosos pais que tenho!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fisioterapia pos Lca

  Estou na 11ª sessão de fisioterapia que estou realizando numa clínica da zona norte , paga pelo plano de saúde. Os exercícios propostos são bem básicos, acho que a vantagem é poder fazer ultrassom
 no local para ajudar a desinflamar e a orientação das profissionais de executar os movimentos. No começo fiquei bem ansiosa por fazer, antes de retirar os pontos comecei a tentar flexionar o joelho, mas como tava muito inchado os pontos abriram e infeccionou. Fui ao ortopedista que falou para interromper a fisio ( estava na segunda sessão) e tomar antibiótico e fazer curativos.Foi uma brecada no meu ânimo, percebi que era melhor ir devagar. Depois de 10 dias ele me liberou a fazer fisio, ou seja, fiquei quase 1 mês sem exercitar a perna.
  Retornei ponderada mas animada, o joelho continuava enorme, muito inchado, quente, e a sensação de joelho travado.Marquei as fisio todas seguidas, não fui apenas no final de semana, queria correr atras do tempo perdido,  e quando vemos a perna bem mais fina que a outra dá um desespero! Como pode perder tanta massa muscular em 20 dias??
  Imprimi as séries de exercicios que achei na internet para o pós e comecei a fazer paralelamente em casa, até comprei caneleiras de 2 kgs e elástico para alongamento (rubber band super).Sou dedicada, todos os dias faço por que tenho como meta voltar a minhas condiçoes fisicas anteriores.
   Hoje minha fisio disse que tava impressionada com minha evolução, pois quando chegou na hora da tortura em que ela força bastante o pé para tras ele dobrou bem. Mas não pense que não doeu!!!!!!
   Existem várias situações que podemos praticar os exercícios, no sofá assistindo tv, no carro como copiloto no maior trânsito eu dobrava e ficava abraçando a perna fazendo séries, na cadeira enquanto espero meu filho jantar eu flexiono as pernas várias vezez, fico subindo e descendo a escada. Então desculpa pra falta de tempo não pode ter!
   Ainda dói pra descer escada, e manco um pouco, voltei a dirigir ha 1 semana e é bem tranquilo, só é ruim na hora de sair do carro, pq não dá para andar bem, a perna fica doendo e não dá para estiicar muito. Já dá para começar a esquecer a cirurgia...( mentira) rsss.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rompimento Lca e menisco

    Rompi o ligamento cruzado anterior e o menisco lateral na minha terceira aula de futebol society, em novembro do ano passado, mal imaginava o que estaria por vir.
     Primeiramente foi o ligamento, mas por uma burrice acabei posteriormente prejudicando o menisco também, então um conselho óbvio, se tiver rompido o LCA não pratique esportes que exijam uma estabilidade do joelho, porque ele vai falsear e vc vai... piorar a situação!
     Existem duas opções, uma dela é não operar e ter uma vida regrada, sem praticar esportes, e fazer exercícios que fortaleçam o joelho, mas é indicado para pessoas de idade , ou pra quem tem vida sedentária, oque não era meu caso, ou operar, cirurgia artroscópica, uma cirurgia dita eletiva, pois não é de emergência, pode ser agendada conforme sua necessidade.  Minha paixão real sempre foi tae kwon do, fui fazer futebol para jogar melhor com meu filho nos finais de semana, e achava divertido. A minha lesão foi uma fatalidade, pois machuquei sozinha no campo, dei um pulo estilo tkd pra pegar uma bola no alto, e na queda, virei o pé que virou o joelho, e !!!!!!estalo, ...dor, arghhhhhhh, cade o ar , cade minha voz?? Dóoooooi, uma dor sem choro, que te suga o ar  e te deixa no chão rolando. Dias depois, como conseguia andar, meti me a besta e fui brincar de bola com meu filho, e... estalo de novo, mas a dor bem pior!!  Como tinha feito ressonância um pouco antes disso, e tinha dado rompimento total do lca, e na cirurgia o médico disse que o menisco tb foi lesionado. Bom diante do estrago inicial, isso era um detalhe! Tinha  um longo período pela frente de recuperação e fisioterapia, basicamente se me empenhar diariamente tenho 8 meses para voltar a treinar Tae Kwon Do, pratico há quase 5 anos e deixar de fazer foi um dos maiores castigos, estou doida pra voltar a treinar então meu foco nesse caso é TAE KWON DO.

domingo, 17 de abril de 2011

Problemas, quem não tem???

    Minha teoria de vida  é não dar importância verdadeira a problemas que não farão muita diferença. Claro que não estou dizendo em ignorar os problemas alheios e ser fria, mas manter-se envolvido mas consciente de que o melhor a fazer é aconselhar (se possível), dar colo (se necessário), ajudar no que  estiver ao seu alcance, mas tente estar a uma distância emocional segura.
    Ás vezes não enxergamos os vampiros que nos cercam, pessoas que nos contaminam com todo tipo de notícia triste e lamentável, e nos sugam toda nossa energia positiva, e quando percebemos... melancolia.
    Pessoas sedentas em falar de sua vida pessoal,  das dificuldades, e não estão nem aí em saber da sua vida , até perguntam , mas não dão nem 2 minutos para respondermos, porque claro lembrou-se de mais alguma tragédia.
    Quem não tem problemas? Eu tive e tenho , e evito ao máximo compartilhar só pelo prazer de desabafar  no ouvido alheio, acredito que temos de semear esperanças e positividade. é sempre bom ver diferentes pontos de vista, pq muitas vezes somos egoístas e só vemos nosso lado, mas pense... quando vc conta seu problema, está procurando realmente uma ajuda???